Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

29/04/13

Leda e o Cisne


Leda, na mitologia, era rainha de Esparta, esposa de Tíndaro.
Certa vez, Zeus transformou-se em um cisne e seduziu-a. Dessa união, Leda chocou dois ovos, e deles nasceram Clintemnestra, Helena, Castor e Pólux. Helena e Pólux eram filhos de Zeus, mas Tíndaro adoptou-os, tratando-os como filhos de sangue.
A Zeus, o deus dos céus e do trovão, conhecido por suas aventuras eróticas, que frequentemente resultavam em descendentes divinos e heróicos; consorte de  Hera, são-lhe creditadas uniões com Leto, Deméter, Dione e Maia e, entre as mortais, com Sêmele, Io, Europa e Leda.


Leonardo D'Vinci



Em sua época, esta pintura foi tratada pelos seus contemporâneos como um tema muito erótico.

Michelangelo


Tintoretto



Pontorno


Corregio


Veronese


Júlio Pomar

Rubens


Otto Dix


Boucher



Delvaux


Dali


Lhote


28/04/13

Sansão e Dalila

Sansão, cujo nome significava "homem do sol", era um nazareno dotado de extraordinária força. Era um dos  juízes bíblicos cuja história está descrita no Livro dos Juízes (13-16) e no Novo Testamento (Hebreus 11,32).
Conta-se que Deus o terá chamado para libertar o povo de Israel que vivia dominado pelos Filisteus. Estes, que tinham um medo enorme da força do nazareno, tentavam sem sucesso prendê-lo. Os governantes Filisteus, sabendo da paixão deste pela finisteia Dalila, aliciaram a jovem, com 1100 moedas de prata, a descobrir a origem da sua força invencível. Dalila amava Sansão, mas este amor era inferior ao que sentia pelo seu povo. Com o seu grande poder de sedução, Dalila tentou não só desvendar o segredo da sua  força, como também arranjar uma forma para que ele fosse dominado pelos Filisteus.
Dalila conseguiu saber o segredo da força de Sansão. Este disse-lhe que, se os seus cabelos fossem cortados, a sua força abandoná-lo-ia e ficaria fraco como uma criança. Sansão adormeceu no colo de Dalila e esta, suavemente, cortou-lhe os caracóis dos cabelos. Acordado pela chegada dos Filisteus, Sansão acreditava ainda ter força, mas foi rapidamente dominado pelos soldados, que lhe perfuraram os olhos e o prenderam com algemas de bronze.
Sansão foi exposto e humilhado publicamente, no caminho do templo de Dagon, onde foi amarrado aos dois pilares que sustentavam o enorme edifício. A população juntou-se aos milhares para ver a derrota de Sansão e este, num último esforço, pediu a Deus que lhe devolvesse a força, por instantes. Foi, então, que Sansão, heroicamente, fez ruir os pilares, causando a destruição do templo e, consequentemente, a morte dos Filisteus, de Dalila e do próprio Sansão.


Daumier
Sansão e Dalila





Sansão e Dalila



Rembrandt



Mantegna
Sansão e Dalila


Cranach
Sansão e Dalila


Paula Rego
Sansão e Dalila - Série Jardim Crivelli



Carracci
Sansão aprisionado



Rubens
Sansão e Dalila



27/04/13

O Rapto da Europa

Na mitologia grega, a bela Europa era a filha do rei da fenícia, Agenor, filho de Posseidon e Líbia, e de Telefassa, de quem tem outros 3 filhos: Cadmo, Fénix e Cílix.

Europa foi raptada por Zeus, o pai dos deuses e dos homens, que se disfarçou de touro para que a sua mulher, Hera, não percebesse. Zeus levou Europa para Creta.

Quando Zeus rapta Europa, Agenor manda seus filhos recuperarem Europa, e não voltarem sem ela. Como não conseguiram achar Europa, fixaram-se em outros lugares. Cadmo fundou Tebas.

Em Creta, Europa teve três filhos: Minos, Radamanto e Sarpedão. Minos deu origem à civilização cretense ou minóica.


Ticiano


Veronese



Rubens


Rembrandt


Max Beckmann (1933)


Boucher (1734)
Boucher (1747)


Botero (1995)



20/04/13

ADÃO e EVA


Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". Então fez o homem cair em profundo sono e tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.Com a costela que havia tirado do homem, Deus fez uma mulher e a levou até ele. Por essa razão, o homem se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Adão e Eva foram colocados no Jardim do Éden para ali viverem e encherem a Terra com seus descendentes. Eva e depois Adão comeram o fruto proibido da árvore da ciência (do "conhecimento do bem e do mal") criada por Deus, e após o ocorrido toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infindável.


Ucello - Criação de Eva e expulsão do paraíso
  Masaccio - Adão e Eva
  Michelangelo - Criação de Adão e Eva
  Tintoreto - A tentação de Adão Mabuse - Adão e Eva Holbein - Adão e Eva Cranach - Adão e Eva Cranach - O Paraíso Baldung - Adão e Eva Baldung - Eva, a serpente e a morte Pontormo - Adão e Eva expulsos do Paraíso Van Haarlem - Adão e Eva Arcimboldo - Eva Rubens - Adão e Eva no Paraíso Max Beckmann - Adão e Eva Botero - Eva, Adão, Adão e Eva Tamara de Lempicka - Adão e Eva Benjamim West - Expulsão de Adão e Eva Delacroix - Adão e Eva expulsos Blacke - Criação de Adão e Eva Blacke - Cristo e Adão e Eva Chagall - Adão e Eva Alberto Savinio - Adão e Eva Victor Brauner - Adão e Eva