24 - PORTUGAL: 2.º MODERNISMO
O
Segundo Modernismo corresponde ao período de apogeu e declínio do regime de
Salazar, centrando-se nos anos 40, 50 e 60. Nessas décadas são mais marcantes
as influências do Surrealismo, do Neo-Realismo e do Abstraccionismo, sendo
também de realçar as do Expressionismo e Gestualismo.
Com
a colaboração de grandes arquitectos e escultores, as obras e monumentos
públicos ganham uma grande relevância, sobretudo nas áreas do Urbanismo,
Arquitectura e Escultura. Contudo, o Estado Novo apresenta um Modernismo
contido, de um modo geral limitado a uma estética marcadamente nacionalista e
saudosista.
Os
pintores trabalham com um grau de liberdade bem maior do que escultores e
arquitectos. Assim sendo, vários aproveitam também para expressar críticas ao
regime, muitas vezes de forma velada, de modo a contornar a censura. Na
ilustração oficial continua a tendência popular, agora de cariz nacionalista e
propagandístico; mas uma outra se impõe, assumindo uma estética neorrealista,
marcadamente antifascista.
Pintores referidos na sessão:
António Pedro
António Dacosta
Fernando de Azevedo
Marcelino Vespeira
Cândido Costa Pinto
Cruzeiro Seixas
Manuel Ribeiro de Pavia
Domingos Camarinha
Rogério Ribeiro
Vieira da Silva
João Hogan
Luís Dourdil
Joaquim Rodrigo
Júlio Resende
Nadir Afonso
Fernando Lanhas
Carlos Botelho
Henrique Medina
Maria Keil
Querubim Lapa
Nikias Skapinakis - Tertúlia (1960) |
Querubim Lapa - Desespero (1950) |
Maria Keil - Painel de Azulejos "O Mar" (1958-59) |
Henrique Medina - Rapariga da Galiza (1948) |
Carlos Botelho - Ramalhete de Lisboa (1935) |
Fernando Lanhas - 010.50 (1950) |
Nadir Afonso - Composição Geométrica (1953) |
Júlio Resende - Homem a Cavalo (1950) |
Joaquim Rodrigo - Santa Maria (1961) |
Luis Dourdil - (sem título, 1881) |
João Hogan - (sem título, 1972) |
Vieira da Silva - O Jogo de Xadrez (1943) |
Rogério Ribeiro - Alentejo |
Guilherme Camarinha - S. Jorge e o Leão |
Manuel Ribeiro de Pavia - Apanha da Azeitona |
Cruzeiro Seixas - A Chávena com Asa por Dentro (2001) |
Cândido Costa Pinto - Decadência Outonal / Fadista (1943) |
Marcelino Vespeira - Parque de Insultos (1949) |
Fernando de Azevedo - Ocultação (1949) |
António Dacosta - Cena Aberta (1940) |
António Pedro - A Ilha do Cão (1941) |
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