Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

20/06/21

O Desporto

O instinto do divertimento, da brincadeira, da festa e do desporto está na natureza humana.

Pertence à face lúdica da cultura, cuja característica é não ter uma finalidade em si mesmo. A finalidade de uma corrida é correr por correr.

Já no tempo dos gregos, o desporto era justificado como uma preparação para a guerra, mas a guerra tem uma parte lúdica, uma parte festiva, que se manifesta nas bandeiras coloridas, nos desfiles, etc. A partida para uma guerra que se vai iniciar é uma festa para os combatentes.

O desporto teve sempre uma grande importância na vida colectiva e mobilizou multidões e rios de dinheiro. Há desportos que são, na realidade, espectáculos para multidões. Há desportos violentíssimos em que os figurantes estão, por vezes, destinados a morrer às mãos uns dos outros, como nos combates de gladiadores.

Mas, enquanto nos Jogos Olímpicos da Grécia antiga os jogos eram concursos individuais, modernamente o desporto sofreu uma mutação: apareceu o jogo entre equipas, como no futebol, que acrescentou ao espectáculo desportivo uma qualidade teatral: o suspense. Nesse desporto actual, os agentes em competição são grupos que têm de responder colectivamente a situações imprevistas, e o desfecho é incerto até ao fim.