Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

04/03/12

A MULHER ARTISTA NA HISTÓRIA DA ARTE - Conclusão


13- Conclusão
Durante muitos séculos o estudo sobre as mulheres em geral e as artistas em particular, foi uma questão ausente na historiografia.
Vítimas de opressão e votadas ao silêncio da reprodução materna na sombra da domesticidade, foram apagadas enquanto o homem resplandecia e agia.
No entanto, nenhum obstáculo foi verdadeiramente capaz de impedir o seu desenvolvimento social.
A emancipação foi uma tarefa árdua.
De sexo frágil, a mulher passou a ser responsável por um processo social que o mundo vem sofrendo, a revolução feminina, onde as mulheres deixaram de ser apenas donas do lar, para participar efectivamente da construção da história em todas as suas vertentes.
O tempo actual é, sem dúvida, o das mulheres. Para isso três factos fundamentais tiveram lugar no século XX, o direito ao voto com a consequente autonomia legal em relação a direitos civis, a maior igualdade no acesso à educação e o ingresso massivo no mercado de trabalho.
No mundo da arte a mulher, apesar de tantas contrariedades, criou obras notáveis, muitas das quais estarão por descobrir, o que nos leva a perguntar até onde poderia ter ido se tivesse almejado as mesmas oportunidades dos homens?
Cabe agora à mulher artista, no tempo presente, responder.

Sem comentários:

Enviar um comentário