O
Cubismo surge em 1907, através de Picasso e de Braque, na sequência do trabalho
da geometrização das formas iniciado por Cézanne. Desenvolveu-se em três fases. Na
fase cezanniana (ou geométrica) a pintura apresenta uma simplificação onde são evidentes
as formas cúbicas e prismáticas; há preferência por representação de paisagens. Na
fase analítica as figuras e objectos são representados de vários ângulos, pelo
que as imagens lembram espelhos partidos; a paleta cromática é muito reduzida; há preferência pelo retrato e pela natureza-morta. Na
fase sintética utilizam-se cores fortes, as figuras são reduzidas ao essencial
e despreza-se a profundidade; é comum a figuração humana.
Nalguns
quadros cubistas está patente a influência da escultura africana, que veio
revelar aos artistas outros processos de representar a realidade. Há também
quem aponte o Cinema como influência do modo de representar na fase analítica. Nas
fases analítica e sintética surgem por vezes colagens: pedaços de jornal, bilhetes,
areia, pedaços de vidro, etc. também é comum a utilização de letras ou
palavras.
Após
a 1.ª Guerra Mundial o Cubismo já estava em fase de extinção, mas, apesar da
curta duração que teve, influenciou alguns dos movimentos que se seguiram, nomeadamente
o Futurismo e as tendências geométricas do Abstraccionismo.
Pintores
cubistas: Pablo Picasso, Georges Braque, Juan Gris, Fernand Léger, Albert Gleizes, Jean Metzinger, Lyonel Feininger, Kazimir Malevich
Picasso, 1921 - Três músicos |
Braque, 1908 - Viaduto no LÉstaque |
Braque, 1911 - O português |
Braque, 1942 - Interior com paleta |
Fernand Léges, 1911 - A boda |
Férnand Léges, 1918 - Acrobatas no circo |
Juan Gris - 1913 - Violino e mesa de xadrez |
Juan Gris - 1912 - Natureza morta com flores |
Juan Gris - 1915 - Natureza morta frente a janela |
Juan Gris, 1913 - Guitarra |
Fernand Léger, 1921 - O almoço |
Fernand Léger, 1945 - A grande Júlia |
Albert Gleizer, 1913 - Homem na rede |
Albert Gleizer, 1910 - Mulher com flores |
Albert Gleizer, 1934 - 1934 - Figura dentro de um arco íris |
Jean Metzinguer, 1912 - No velódromo |
Jean Metzinguer, 1912 - Aldeia |
Jean Metzinguer, 1912 - Dança no Café |
Lyonel Fleininguer, 191 - A ponte |
Lyonel Fleininguer, 1936 - Gelmeroda XIII |
Kasimir Malevich - 1912 - Manhã na aldeia após nevão |
Kasimir Malevich, 1912 - O lenhador |
Kasimir Malevich, 1912 - O amolador |
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