Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

13/10/16

História de Roma -20: ROMA IMPERIALISTA


ROMA IMPERIALISTA


Os acontecimentos nos séculos III e II a.C. conduziram Roma a bater-se não só contra Cartago, mas também contra a Grécia e a tornar o Mediterrâneo um mar romano.

Politicamente o mundo grego era composto por três poderosos reinos saídos do desmembramento do império de Alexandre, o Grande, após a sua morte em 323 a.C. Os Antigonídas ocupavam o trono da Macedónia, os Selêucidas reinavam do mar Egeu ao Indo-Kushan e os Ptolomeus dominavam o Egipto e os mares e territórios vizinhos.

Os Romanos atacaram os dois principais reinos gregos, infligindo-lhes terríveis derrotas e invadindo-os.

Filipe V da Macedónia foi derrotado definitivamente por Tito Flamino na batalha dos montes Cinoscéfalos em 200 a.C. e Antíoco III e o exército selêucida sofreram derrotas esmagadoras na garganta histórica de Termópilas, em 191 a.C.e em Magnésia, na Ásia Menor, no ano seguinte.

A Macedónia foi em 167a.C, de novo conquistada e, desta feita, destruída e anexada.

Na batalha de Pidna (167 a.C.), a pesada falange Macedónica de Perseu, filho de Filipe V, em rebelião contra os romanos, composta por mais de 20.000 homens, foi derrotada pelas legiões enviadas por Roma, sob o comando de Paulo Emílio. Nesta batalha, os gládios dos legionários romanos infligiram perdas terríveis na pesada infantaria grega, armada de lanças e o exército macedónio foi totalmente aniquilado, provando-se uma vez mais e de forma absoluta, a superioridade da tática militar da mobilidade praticada pelas  legiões,  face à tática militar da infantaria compacta e estreitamente unida e pouco móvel das falanges gregas.

Por fim, em 146 a.C., Corinto, a capital da Liga Acaia, foi tomada por Lúcio Múmio, arrasada e os sobreviventes vendidos como escravos. A Liga Acaia foi abolida e a Grécia e todas as suas cidades-estado foram amalgamadas na província romana da Macedónia.

A ocidente, em 146 a.C., Cipião Emiliano tomou a cidade de Cartago, após um cerco implacável a que se seguiu um pavoroso massacre. Os sobreviventes foram vendidos como escravos e a cidade foi destruída pedra a pedra e espalhado sal sobre as suas ruínas para que permanecessem estéreis e malditas para sempre. A pátria dos Cartagineses tornou-se a província de África, com uma riqueza agrícola inesgotável.

A destruição impiedosa de Cartago e de Corinto revelou o imperialismo romano em todo o seu cinismo com resultados espantosos em poucos anos. Todo o mundo civilizado do Mediterrâneo caiu sobre o domínio de Roma em meados do século II a.C.

Sem comentários:

Enviar um comentário