Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

03/11/16

A NEUROCIÊNCIA DA FELICIDADE


NOTAS SOBRE A FELICIDADE, O PRAZER E A NEUROCIÊNCIA

"A Felicidade é um caminho de recompensa. Esse caminho é um conjunto de eventos que se dão no cérebro e que ficam nas memórias."
"Neurotransmissores como a dopamina, a serotonina e endorfinas, são determinantes no controlo de sensações como o bem-estar, o prazer, a motivação e a recompensa."
"As zonas do cérebro identificadas como centros de recompensa são o sistema límbico e o "nucleus accumbens", cujos neurônios têm numerosos receptores para o neurotransmissor dopamina, a "molécula do prazer"."
"O prazer age primordialmente por vias emocionais, bem mais eficientes e rápidas do que as racionais."
"E por envolver a aprendizagem, o prazer garante jogo de cintura para adaptar-se a eventuais mudanças no ambiente."
"Podemos ajustar as expectativas e as nossas práticas diárias, no sentido de alcançar a tão almejada Felicidade."
"Ouvir música aumenta em 9% a produção de dopamina, relacionada ao prazer. O crescimento é comparado a outras experiências que activam o centro de recompensa do cérebro, como a comida e o dinheiro."
"Os estudiosos fazem a distinção entre os prazeres fundamentais (sensórios, sexuais e sociais) e os de ordem superior (monetários, artísticos e transcendentais). Em princípio, partilharíamos os primeiros com outros animais. Já os últimos seriam exclusividade humana."
"Poderíamos até dividir a história da filosofia em sistemas ou autores que nutrem simpatia pelos apetites naturais (hedonismo, empirismo, Diderot, utilitarismo) e aqueles que os denunciam como fonte dos males humanos (estoicismo, santo Agostinho)."
"O que a incipiente ciência hedônica sugere é que o prazer, mais do que um impulso a ser disciplinado, é uma das principais forças que dirige a formação do cérebro e que nos confere o gosto pela vida."

Sem comentários:

Enviar um comentário