Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

18/03/18

Que é filosofia?


O homem desde sempre manifestou uma grande curiosidade de saber; esse desejo inato levou-o a considerar os diversos aspectos sob os quais se apresentava a realidade e a procurar explicá-los, adquirindo deste modo, uma soma de conhecimentos mais ou menos claros e profundos a que deu o nome de filosofia - que em grego significa amigo (philos) da sabedoria (sophia). (A criação da palavra filosofia é atribuída pela tradição a Pitágoras). Assim o objecto da filosofia era primitivamente o conjunto de todos os conhecimentos. Filosofia designava o saber único e universal. Aristóteles, por exemplo, considerava "o filósofo como o possuidor da totalidade do saber na medida do possível".

No início os sábios gregos preocupavam-se com a explicação do mundo material, com o cosmos. foi o período cosmológico ou primeiro período da filosofia antiga.

A diversidade de opiniões mais ou menos discordantes, levou ao aparecimento dos sofistas. Estes não sabendo qual das explicações era a mais segura, abandonaram o problema cosmológico. Para os sofistas o filósofo tinha em vista apenas saber discutir, argumentar e persuadir pela palavra, descuidando a investigação da verdade.
Os sofistas representam uma estagnação na procura da verdade mas, em contra-partida descobriram o homem. "O homem é a medida de todas as coisas" expressão atribuída a Protágoras, o mais famoso dos sofistas.

Este interesse pelo homem  deu início ao período antropológico da filosofia visando o conhecimento do homem para o orientar, tanto na vida individual como na vida social. O filósofo é psicólogo, moralista e político, o conhecimento de si próprio é a resolução de todos os problemas.

Concepções Antigas e Medievais

"A filosofia procura explicar toda a realidade pelas causas mais remotas que a razão pode atingir" (Concepção clássica, tradicional,  metafísíca ou aristotélica-tomista)

"Filosofia é ciência de toda a realidade pelas causas mais elevadas ou últimas" (S. Tomás de Aquino)

"Filosofia a ciência das primeiras causas e dos primeiros princípios" (Aristóteles)

"Conhece-te a ti próprio" (Sócrates, segundo Platão)


Concepções modernas

"Filosofia é uma concepção geral do mundo e da vida" - ou seja a síntese e a mais alta generalização dos conhecimentos científicos e o estudo dos problemas mais transcendentes que o homem pode pôr e as ciências não são capazes de resolver (Neotomismo)

"Filosofia é um depósito de resíduos" (Goblot e Cientismo Moderno)

"Filosofia é o sistema coordenador e unificador de todas as leis científicas" (Comte e Positivismo)

"Filosofia é a ciência das ciências" (Kant)

"Filosofia é um conjunto de ciências" (Descartes)


Concepções contemporâneas

"Filosofia é a ciência do espírito do homem e do que esse espírito é capaz de conhecer para além do sensível"(Foulquié)

"Filosofia é o conhecimento da verdade e do bem" (Meynard)

"(Filosofar) é esclarecer o sentido da própria existência perante si mesmo" (Jaspers e Existencialismo)


Sem comentários:

Enviar um comentário