A Praça de São Marcos em Veneza
Canaletto (1697-1768)
Óleo sobre tela 141,5 x 204,5 cm
Veneza, c.1723-1724
A perspetiva converge para a Basílica e para o Campanário, cuja imponente torre de 98,6m se ergue ao fundo. Os edifícios dos procuradores estão desenhados com o Procuratie Vechio banhado de luz eo Procuratie Nuove reproduzido na sombra.
O Grande Canal Visto de San Vio
Canaletto (1697-1768)
Óleo sobre tela, 140,5 x 204,5 cm
Veneza, c.1723-1724
O ponto de vista encontra-se situado na Igreja de San Vio, no Dorsodeiro, e permite observar, no ponto de fuga, a Margem do Grande Canal. Canaletto representa no primeiro plano a vida local da população, sendo possível reconhecer, ao fundo da linha de edifícios, a cúpula de Santa Maria della Salute. À direitaé possível reconhecer o Palazzo Barberigo, enquanto, no lado oposto, se destaca a fachada renascentista com o prédio de três arcadas do Pallazo Corner della Co´Grande.
O Bucentauro
Canaletto (1697-1768)
Óleo sobre tela, 57 x 63 cm
Veneza, c.1745-1760
A tela representa a galera cerimonial Bucentauro, com o doge a bordo, de regresso à Praça de São Marcos, atracada diante da Piazetta. Símbolo da Sereníssima, esta embarcação transporta no Dia da Ascenção, o núncio pontefício e outros convidados ilustres que se reuniam por ocasião da evocaçãodo casamento simbólico entre Veneza e o Mar. A embarcação dirigia-se à Igreja de São Nicolau, onde o patriarca de São Pedro aguardava o doge para abençoar o anel cerimonial e atirá-lo ao mar,como uma alusão do poder naval da cidade sobre o Adriático. Após a celebração da missa, os convidados reuniam-se num banquete no Palácio Ducal. Caneletto aborda o tema construindo uma vista panorâmica da cidade que permite reconhecer os principais edifícios de Veneza.
O Grande Canal com Santa Maria della Salute
Marieschi (1710-1743)
Óleo sobre tela, 83,5 x 121 cm
Veneza, c.1738-1740
Nesta pintura a Basílica de Santa Maria della Salute, situada na Punta della Dogana, captada na margem oposta da entrada do Grande Canal. A basílica barroca, mandada construir peloSenado de Veneza em 1630 por ocasião de uma epidemia de peste, foi terminada em 1687. O arquiteto concebeu o edifício em forma octogonal de maneira a evocar a coroa da Virgem, a quem a basílica foi consagrada.
A Festa da Ascenção na Praça de São Marcos
Francesco Guardi (1712-1793)
Óleo sobre tela, 61 x 91 cm
Veneza, c.1775
O maior festival de Veneza, a Festa da Serena, que vivia o casamento simbólica de Veneza com o Mar. Avistam-se na veduta (vista urbana) a Praça de São Marcos, o Campanário, a Torre do Relógio, o Palácio Ducal, os edifícios dos altos funcionários da República de Veneza, os Procuratia. Era neste local que se situavam os stands onde eram exibidos objetos de ourivesaria e rêsteis. O primeiro plano da composição, animado por silhuetas elegantes,magnificamente distribuídos no cenáriofestivo imprime no conjunto movimento e agitação febril.
Regata no Grande Canal
Guardi (1712-1793)
Óleo sobre tela, 61 x 91 cm
Veneza, c.1775
Obra inspirada na pintura de Caneletto. Uma visão ampla do Grande Canal. O espaço em profundidade desde a tribuna próxima do Palácio Balbi, até à Ponte de Rialto, no limite do horizonte. À esquerda encontra-se a macchina, pavilhão flutuante ricamente decorado, onde eram distribuídos os prémios aos vencedores da regata.
A Largada do Bucentauro
Gaudi (1712-1793)
Óleo sobre tela, 61 x 92 cm
Veneza, c. 1780-1790
A veduta (vista urbana) representa a bacia de São Marcos no momento em que o Bucentauro, barco cerimonial que transportava o doge (o príncipe magistrado da República de Veneza entre 726 e 1797) se dirige para a Igreja de São Nicolau do Lido, para proceder à cerimónia do casamento simbólico entre Veneza e o Mar. Na popa da embarcação, ricamente decorada, destacam-se as esculturas da Prudência e da Fortaleza, enquanto o mastro sustenta o estandarte vermelho e dourado com o leão alado de Veneza. O Spozaligio del Mare, como era localmente designado, consistis no lançamento à agua do anel com que o papa Alexandre III presenteara o doge Sebastiano Ziani, e, 1177 numa evocação das vitórias naval e diplomática que haviam proporcionado à cidade o controlo do Adriático. As festividades prolongavam-se ao longo de quinze dias, com a realização de regatas e outras diversões, e viviam no dia de Ascensão a sua apoteose.
Vista do Molhe com o Palácio Ducal
Guardi (1712-1793)
Óleo sobre tela 48 x 78 cm
Veneza, c.1780-1790
Gaudi descreve minuciosamente nesta veluta os edifícios situados no coração de Veneza, percorrendo, da esquerda para a direita, o Armazém dos cereais, a Zecca, a Biblioteca Marciana,o Campanário, a Torre do Relõgio, a Piazetta, a Bas+ilica de São Marcos. o Palácio Ducal, e a Prisão. O ponto de vista frontal inspira-se na pintura de Canaletto.
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