Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

02/10/10

As origens da humanidade - Período Neolítico (10.000 a.C. - 3.000 a.C.)

Há cerca de 10.000 anos, modificações climáticas em muitas regiões da Terra, alteraram a fauna, a flora e o modo de vida das populações.
O novo clima, quente e húmido, levou ao recuo dos gelos para as regiões polares e ao aparecimento de plantas gramíneas, como o trigo e a cevada.
Inicialmente o Homem apenas recolhia os cereais, mas, através da observação da queda das sementes e da sua germinação, aprendeu a cultivá-los. E assim descobriu a agricultura.
Simulâneamente à descoberta da agricultura, o Homem começou a domesticar os primeiros animais: o cão, o carneiro, a cabra, o porco e o boi. Construíram-se cercas e currais e obtinha-se assim leite, carne, peles, lã e ajuda nos trabalhos agrícolas.
O primeiro foco de agricultura e pastorícia ocorreu na região do Crescente Fértil.

Inicia-se assim uma nova fase da Pré-História - O Neolítico.

O Homem passou de recolector a produtor e desenvolveu uma economia de produção.

Os progressos técnicos foram notáveis.

A agricultura e a pastorícia exigiram a invenção de novas técnicas e instrumentos.

Nesta época o Homem continuou a fabricar a maior parte dos instrumentos em pedra. Porém ao aplicar a técnica do polimento tornou-os mais resistentes e perfeitos.
Para o trabalho agrícola fabricou-se a enxada, o machado, a foice e o arado. A mó e o almofariz destinavam-se á moagem de cereais.
Outras inovações técnicas do Neolítico resultaram da necessidade de armazenar e transportar produtos, tais como a cerâmica e a cestaria.
Por sua vez a invenção do tear manual permitiu o fabrico de tecidos e o surgimento de uma outra ténica, a tecelagem.
Também se inventou a roda e a vela.

No período Neolítico o Homem tornou-se agricultor, pastor e artesão.

SEDENTARIZAÇÃO
Com a descoberta da agricultura e da domesticação de animais o Homem deixou o modo de vida nómada. Como não podia abandonar as suas terras e rebanhos, passou a viver permanentemente no mesmo local.

REVOLUÇÃO NEOLÍTICA
Neste período as transformações na vida do homem foram tão profundas que os historiadores consideram que ocorreu uma revolução, designada revolução neolítica.
Os agricultores e pastores concentraram-se em pequenos povoados, junto das terras férteis e na proximidade de água.
Apareceram então os primeiros aldeamentos. Eram protegidos por fossos e muralhas. As casas eram construídas com materiais disponíveis na região, tais como pedra, madeira e barro e cobertas de colmo.
É no Próximo Oriente que se encontram os vestígios mais antigos de aldeamentos Neolíticos, como Çatal Huyuk (Turquia), Jericó (Israel) e Jarmo (Iraque).

DIFERENCIAÇÃO SOCIAL
O aparecimento dos primeiros povoados e da economia de produção permitiu a acumulação de excedentes., que explica as profundas alterações na organização social da tribo.
Deste modo estabeleceu-se uma divisão do trabalho devido à especialização de funções, já que era necessário que todos os membros da tribo praticassem actividades ligadas à produção ou obtenção de alimentos.
Estas alterações promoveram a diferenciação e a hierarquia social com base na idade (os mais velhos dirigiam a comunidade), sexo (as mulheres dedicavam-se à agricultura e os homens à caça e à pastorícia), riqueza (a posse da terra e de rebanhos) e funções desempenhadas por cada indivíduo ( por exemplo, sacerdotes, guerreiros e chefes).

CULTOS
O Homem do Neolítico para sobreviver dependia da agricultura e da pastorícia. Por isso sentiu necessidade de prestar culto às forças da natureza, ou seja, ao Sol, a água, ao vento, à terra e à lua.
Nesta época o Homem acreditaria que ao divinizar a Natureza através das suas práticas religiosas, contribuía para a obtenção de abundantes colheitas e para a reprodução de animais.
A principal divindade das comunidades agrícolas do Neolítico foi a Deusa-Mãe, representada por estatuetas de figuras femininas.
A associação estabelecida entre a terra e a mulher reside no facto de, tanto uma como outra, simbolizarem a vida e a fertilidade. Desta forma, as deusas-mães são representações dos cultos agrários do neolítico.

NOVAS FORMAS ARTÍSTICAS
No Neolítico, as comunidades também prestavam culto aos mortos através da construção de monumentos grandiosos e, ainda, aos astros, nomeadamente à Lua e ao Sol.

Uma nova forma de arte nasceu neste período: Os megalitos.
Estes monumentos eram feitos com enormes blocos de pedra e aparecem em toda a Europa.
Os monumentos megalíticos apresentam várias formas:
. Anta ou Dólmen, monumento funerário, construído a partir de três ou mais pedras colocadas ao alto e coberto por lajes, onde se enterravam os mortos.
. Menir, grande bloco de pedra, colocado verticalmente no solo. É o monumento funerário mais simples.
. Alinhamento, agrupamento de menires em linha, relacionados com o culto dos astros e da Natureza.
. Cromeleque, agrupamento de menires dispostos geralmente em círculo, associado ao culto dos astros e da Natureza, considerado um local de rituais religiosos e de encontro tribal.

Sem comentários:

Enviar um comentário