Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

28/01/19

Relendo "Conhecer os alimentos", Prof.ª Isabel do Carmo, Publicações Dom Quixote, 2011.



Nenhum alimento é proibido, mas muitos têm de ser consumidos com grande moderação.

LEITE
Aspecto nutricional
- Fornece proteínas de elevado valor biológico
- Fornece cálcio
- Fornece Vitamina B2 e A
Quantidade necessária por dia
- 0,5 litros (adultos)

IOGURTES
O iogurte apresenta as excelentes características nutricionais presentes no leite e a vantagem de ser mais facilmente digerido.
É regulador da flora intestinal, prevenindo a diarreia e o cancro do cólon.
O iogurte é um alimento com história. Consumidos há mais de 2000 anos os leites fermentados só começaram a ser conhecidos na Europa no séc. XVI e só no início do séc. XX foram reconhecidas as suas importantes propriedades higiénicas e terapêuticas. Durante muitos anos foi usado como medicamento sendo vendido somente nas farmácias.

PRODUTOS DE SOJA
Leite de soja - não é leite. É obtido por esmagamento de grãos de soja amarela. Não tem colesterol nem lactose
Tofu – é obtido por acidificação, coagulação e aquecimento do “leite” de soja.

CARNE
- Fornece proteínas (cerca de 20% da sua composição)
As proteínas da carne são de elevado valor biológico, isto é, pelas características da sua composição em aminoácidos satisfazem eficientemente as exigências do nosso organismo em aminoácidos essenciais. A carne tem os 8 aminoácidos essenciais, particularmente a lisina, o mais difícil de encontrar nos cereais. A qualidade proteica das carnes e dos peixes (equivalentes entre si) é superada apenas pelo leite, ovos e fígado. (também é possível obter a quantidade adequada de cada um dos aminoácidos a partir da combinação correcta de fontes-
vegetais de menor qualidade proteica.
- Fornece gorduras (em proporção variável)
Embora as proteínas sejam nutrientes plásticos (de construção) indispensáveis, habitualmente o consumo de carne excede as necessidades. O consumo excessivo de carne traduz-se não só num consumo de proteínas, mas também de gorduras, nomeadamente de gordura saturada e colesterol prejudiciais à saúde. (as carnes mais magras e com menos colesterol são as das aves, quando limpas de pele.
- Fornece vitaminas e minerais
A carne é um excelente fornecedor de vitamina B12
A carne é rica em ferro
A carne tem também cobre, que é necessário para a integração da B12.
A carne tem selénio que é antioxidante

Perigos na carne
A carne pode estar contaminada de bactérias. Pode também ser portadora de listeria. Pode também, quando mal passada, transmitir toxoplasmose, triquinose e ténia.
Carne segura: passar bem a carne, para matar bactérias e sobretudo parasitas. Conservá-la no congelador durante uns dias mata larvas de ténia que possa eventualmente conter.
Dioxinas na carne – dioxinas são produtos do lixo industrial, provenientes da industria química ou metalúrgica e da incineração feita em más condições, são solúveis na gordura e vão aparecer na carne e no leite.
Antibióticos na carne – só deveriam ser usados nos animais quando há infecções, mas são muitas vezes usados como factor de crescimento e aumento de peso; esses antibióticos provocam o aparecimento de estirpes de bactérias resistentes, o que é um grave problema de saúde pública.
Carne com hormonas – as hormonas anabolizantes alteram o ritmo cardíaco e provocam maior retenção de água no músculo, aumentando o peso 10 a 15%. (desconfie da carne que enrola na frigideira ou no tacho – está a perder água).
Carne picada – é um veículo de bactérias. Não se deve comprar nunca, carne previamente picada.

PEIXE
É um excelente fornecedor de proteína.
É mais pobre em gordura e com gordura de muito melhor qualidade que a carne
Tem menor quantidade de ferro, mas maior de iodo do que a carne.
Conservas de peixe
São alimentos interessantes do ponto de vista nutricional, apesar da quantidade excessiva de sal.
Deve utilizar-se o molho da conserva para temperar em vez de usar outra gordura.
São bons fornecedores de cálcio
É mais saudável que a carne, no entanto deve-se continuar a comer carne por causa do ferro e da vitamina B12.
O peixe congelado é uma boa escolha.
Atenção à frescura do peixe
O peixe pouco fresco acumula bactérias nas guelras e nas tripas. Se o peixe não é bem arranjado imediatamente a seguir à pesca e metido no frio, as bactérias vão multiplicar-se e contaminar o músculo, que é o que vamos comer. As bactérias quando atacam o músculo vão produzir enzimas que por sua vez produzem aminas biogénicas a partir dessas proteínas. Estas animas, entre elas a histamina, vão provocar náuseas, vómitos, dores abdominais, palpitações, vertigens e erupções cutâneas.
As gorduras do peixe
Nas gorduras polinsaturadas há duas classes, os ómega-3 e os ómega-6. Os ómega6 estão geralmente nos vegetais. Os ómega-3 encontram-se no peixe, nos mariscos, nas nozes. Este tipo de gordura é benéfico em relação ao nível do colesterol, etc.

OVOS
Os ovos são fáceis de digerir e são bem tolerados.
Têm elevado valor nutricional e ricos em minerais
A clara não tem colesterol.
São fornecedores das proteínas de melhor qualidade da nossa alimentação (melhor que a carne e o peixe)
À excepção da albumina 8proreína), é na gema que se concentram todos os nutrientes do ovo.

Truques para ver se um ovo está fresco
- Sacuda o ovo: num ovo fresco, portanto com uma câmara de ar pequena, não se ouve qualquer som; se o ovo está velho, a câmara de ar aumenta e fica um espaço livre e ouve-se ao sacudir.
- Coloque-o dentro de um recipiente com água salgada: um ovo fresco fica no fundo; com cerca de uma semana fica a meio em posição vertical; se vem à superfície deve rejeitá-lo pois é um ovo envelhecido.
- Depois de aberto, um ovo fresco apresenta a clara firme, translúcida e a gema intacta e firme; se a gema se rompe e é muita fluída e a clara tem uma cor rosada (sinal de envelhecimento) rejeite-o.

Um ovo sujo com palha e excrementos, pode transmitir salmonelose. Não os lave, pois, a casca é porosa e a lavagem arrasta para o interior do ovo, os contaminantes da casca. Limpe-o com um esfregão e reserve-o apenas para cozinhados em que fique bem cozido.

Curiosidade: A gema do ovo como é muito rica em gordura, fixa o cheiro que está próximo, se houver outros alimentos na proximidade, o ovo vai saber e cheirar como o vizinho.

CEREAIS
Os cereais (arroz, aveia, centeio, cevada, milho, trigo, pão, massas, etc. são ricos em complantix que tem a capacidade de captar água aumentando o volume das fezes e acelerando o trânsito intestinal, o que evita a prisão de ventre e outros problemas intestinais.
Ricos em minerais e nas vitaminas B12, B6 e PP. Pobres em cálcio e em gordura. Não fornecem vitamina C nem vitamina A.
São ricos em glúcidos, sob a forma de amido, estes hidratos de carbono complexos são grandes fornecedores de energia.
São bons fornecedores de proteínas, mas, como todas as proteínas vegetais, não contêm todos os ácidos aminados essenciais. Falta-lhes a lisina.
Os cereais integrais são ricos em B1, B2, B5, B6 e PP. São ricos em magnésio. Têm um problema, as cascas são ricas em ácido fítico que produz fitatos de cálcio e ferro, impedindo a absorção destes minerais. Parece que o balanço é positivo, dada a riqueza em minerais das cascas. Os cereais integrais são também muito ricos em fibras, úteis para a saúde.

Açorda – um alimento saudável
A açorda é feita de pão de trigo, de azeite e de ovo, temperada com alho e coentros. São alimentos ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais. Tem antioxidantes. Deve ser incluída numa alimentação saudável e é permitida, com moderação, num plano alimentar para emagrecimento.

O arroz
O arroz não é um alimento hipercalórico. Pode e deve ser incluído num plano de alimentação para emagrecimento. O arroz integral é mais rico em vitaminas e sais minerais. Mas não deve ser comido com alimentos ricos em ferro ou em cálcio, porque diminui a absorção. O arroz integral pode estimular a mucosa do cólon quando é irritável.

TUBÉRCULOS
Neste grupo incluem-se a batata e a batata doce
Estes alimentos são ricos em amido, tal como os cereais e portanto são de digestão lenta e absorção contínua e demorada.
Os tubérculos são ricos em vitamina C e bons fornecedores de vitaminas do complexo B, de minerais e de complantix.

HORTALIÇAS
A designação hortaliças aplica-se às folhas e ramas comestíveis dos vegetais, como a alface, o espinafre, a acelga, o agrião, a nabiça, etc.
Os frutos, caules e raízes, como o tomate, pepino, cebola, cenoura, nabo,etc., chamam-se legumes.
Podemos ainda considerar dentro dos produtos hortícolas, as leguminosas que se consomem frescas, como as ervilhas e as favas.

Hortaliças e legumes são produtos de excelente valor nutricional pela sua riqueza em vitaminas e minerais. Excelente fonte de fibras alimentares, de antioxidantes e outras substâncias protectoras.
Este grupo alimentar deve perfazer 25% do peso dos alimentos a consumir por dia.
Melhora o funcionamento intestinal, ajuda a regular os níveis de gordura no sangue e previne o aparecimento de várias doenças, entre elas, o cancro.
São alimentos de baixo teor calórico por volume e promovem a saciedade.
São praticamente isentos de gordura e fracos fornecedores de hidratos de carbono.
São fornecedores de vitamina C e carotenos.
Os legumes congelados são uma boa alternativa aos produtos frescos. (Há que verificar se não existem cristais de gelo dentro das embalagens, o que indicaria a interrupção da cadeia de frio e possível descongelamento do alimento).
As cenouras e as cebolas são legumes doces, isto é, contêm um pouco de sacarose.
O que são:
- O alho e a cebola são bolbos
- As cenouras, as beterrabas, os nabos são raízes
- As batatas são tubérculos
- Os espargos são caules
- A salsa, as couves, os espinafres, a alface são folhas
- Os brócolos, as couves-flores são inflorescências
- As curgetes, o feijão-verde, o tomate são frutos
- As ervilhas são grãos
-Os cogumelos são uma família à parte. Não têm nem raíz nem clorofila

Que legumes congelar?
Os que suportam a congelação são as ervilhas, o feijão verde, os espinafres e as batatas.

Elogio da sopa
A sopa é um belíssimo alimento, muito característico da nossa zona geográfica
Tem vitaminas e sais minerais, que não se perdem porque é mantida a água da cozedura
Tem fibras
A água é fervida e, portanto, destroem-se as bactérias
Tem baixo valor calórico e, no entanto, «enche»
(Para não desperdiçar nutrientes, deve-se aproveitar o caldo em que são conservados os legumes, pois grande parte das vitaminas e outros nutrientes estão aí dissolvidos).

Leguminosas secas
Alimentos de excepcional valor nutritivo.
Os pratos confecionados com legumes secos têm a má fama de serem muito calóricos (feijoadas, ranchos, etc.) mas só o são quando, para além dos legumes, levam os enchidos e o toucinho.
 Estes alimentos, que são baratos e prestam-se a refeições familiares abundantes, são ricos em proteínas, contêm muitos ácidos aminados essenciais e têm grandes quantidades de amido, vitaminas, sais minerais e fibras.

FRUTA
O valor nutritivo da fruta fresca é semelhante ao das hortaliças e legumes, embora o seu valor energético seja maior.
A fruta é pobre em proteínas e em gorduras.
O seu valor calórico depende quase exclusivamente dos hidratos de carbono.
A frutose é muito mais doce que a sacarose.
A fruta fornece grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras alimentares. (nutrientes que se concentram sobretudo na casca). Atenção: não comer fruta com casca, porque os frutos são tratados, já depois de colhidos, com pesticidas a fim de evitar os bolores e os insectos, durante o transporte. Os pesticidas não são solúveis na água e, por isso, não saem com a lavagem.
Fruta, legumes e hortaliça devem, no conjunto, somar 43% do peso bruto de alimentos ingeridos diariamente.
A fruta deve estar intacta, de casca uniforme, sem cortes e sem partes tocadas.
A fruta perde vitaminas pela exposição à luz e ao calor.
A fruta deve ser sempre bem lavada.
Depois de descascada a fruta perde nutrientes por oxidação.
A fruta tem açúcar, a frutose e, portanto, adiciona calorias. A fruta é boa «em vez de» e não «para além de»
A fruta é indispensável à saúde.
A fruta é a melhor sobremesa.
A fruta não deve ser ingerida em excesso por pessoas que querem emagrecer.
A banana
A banana, por ser um dos frutos mais calóricos, é mal afamada, considerando-se que é hipercalórica mas a banana não engorda e pode ser incluída num programa alimentar para emagrecer.
A banana é rica em carotenos, vitamina C, folatos, potássio e magnésio.
Se quer que as bananas que comprou verdes amadureçam depressa, ponha-as junto de outras frutas, como a maça, que libertam uma substância que amadurece.
A casca da banana tem pesticidas e fungícidas. Lave as mãos depois de as descascar.
A maça
A maça tem a seu favor ser muito rica em fibra e de atrasar a absorção do açúcar da fruta, a frutose, pelo que o pico glicémico da maça é mais baixo e mais lento.
Quanto a calorias, as da maça são as mesmas das outras peças de fruta mais correntes.

FRUTOS SECOS
Frutos secos são as sementes comestíveis (amêndoa, noz, avelã, pinhão, pistácio, castanha, pevides, amendoins. As frutas passas e as frutas desidratadas também são designados frutos secos.
As frutas secas ou parcialmente desidratadas, conservadas com a adição de açúcar são designadas frutas cristalizadas.
As sementes comestíveis são nutricionalmente muito ricas, excelentes fontes de complantix (vários tipos de fibras), de vitaminas e de minerais. Mais de metade do seu peso é gordura, sobretudo gordura mono e polinsaturada, , cerca de 20% é proteína e outros 20% são hidratos de carbono. São alimentos com um valor calórico elevado. Rançam com facilidade er são facilmente contaminadas com fungos e bolores.
As frutas secas captam água no intestino, aumentam o volume fecal e facilitam o trânsito intestinal combatendo a obstipação.
Fruta em conserva
Serve para aproveitar a fruta da época.
A conserva pode ser em calda ou em compotas e geleias.
As conservas em calda são pasteurizadas ou esterilizadas. Geralmente são pouco açucaradas.
As compotas e geleias têm 40-60% de açúcar.

GORDURAS
A gordura é constituída por ácidos gordos que podem ser saturados, polinsaturados ou monoinsaturados, consoante predomina num dado tipo de gordura cada um destes grupos de ácidos gordos.
A quantidade de gordura ingerida diariamente não deve fornecer mais de 30% de energia diária.
Além da quantidade, há que conhecer e selecionar a qualidade da gordura.
O tipo de gordura mais prejudicial para o nosso organismo é a saturada. Este tipo de gordura abunda noas carnes de mamíferos, no leite gordo e seus derivados, como queijo gordo, natas e manteiga, cacau e chocolate.
As gorduras monoinsaturadas de que o azeite é o melhor representante, são as que devem ser consumidas em maior quantidade.
As gorduras polinsaturadas são fundamentais na nossa alimentação, com importantes funções para o nosso organismo. Na gordura polinsaturada há a salientar a gordura do peixe, rica em ácidos gordos ómega-3.
Na verdade, todos os tipos de gordura são essenciais ao nosso organismo e o importante é consumi-las com moderação e equilíbrio.
A gordura engorda, seja ela qual for. O valor calórico de cada grama de gordura é sempre o mesmo, independentemente do tipo de gordura.
Atenção
Limite o consumo de alimentos muito engordurados (fritos, salgadinhos, folhados, enchidos, salsicharia, molhos, carnes gordas, etc. e prefira as versões mais magras.
Diminua, o mais possível, a adição de gordura aos seus cozinhados.
Retire todas as gorduras de carnes e peixes e a pele das aves, antes de cozinhar e no prato.
Elimine a gordura à superfície de caldos, guisados, ensopados, estufados, etc. depois de arrefecidos e prepare-os sem usar refogados
Use marinadas para assar carne ou peixe.
Asse em folha de alumínio.
Grelhe sem adicionar gordura, seja na brasa ou na chapa.
Opte por leite e laticínios de baixo teor de gordura.
Azeite
É a gordura mais saudável. É das gorduras alimentares com maior percentagem de ácidos gordos monoinsaturados (73,8%), sobretudo ácido oleico.
As gorduras vegetais são as mais saudáveis e dentro destas, o azeite é a melhor. Mas o azeite tem tantas calorias como qualquer gordura e só pode ser usado em pequenas quantidade numa dieta de emagrecimento.
Banha
É obtida da gordura fundida de porco.
É uma das mais resistentes ao calor e uma das poucas adequadas para fritar e assar. Tem menos gordura saturada que do que as margarinas duras de cozinha e até mesmo do que algumas margarinas de mesa.
Manteiga
Obtém-se da nata do leite.
É constituída essencialmente por gordura (82%), na sua maioria saturada (50%) e também monoinsaturada (25%).
É preferível pasteurizada, sem sal e sem aditivos.
A manteiga é dos melhores fornecedores de vitamina A da nossa alimentação.
Deve-se guardar sempre no frigorífico, para evitar que rance, e em embalagem fechada para não captar odores desagradáveis.
Óleos
São misturas de óleos de várias sementes (colza, girassol, milho, cártamo, etc.
O óleo de amendoim é o óleo alimentar com maior teor de ácidos monoinsaturados logo a seguir ao azeite (46,8%) e dos mais resistentes  às temperaturas elevadas sendo o único com resistência suficiente para ser usado em frituras e assados.
A humidade acidifica as gorduras, sobretudo os óleos vegetais e azeite, deteriorando-os rapidamente. (rançagem da gordura), pelo que devem conservar-se em locais secos e frescos, longe da luz.

ÁGUA
Sem água não há vida.
Numa pessoa adulta 60% é água e num bebé essa percentagem é 75%.
Ninguém resiste mais de uma semana à falta de água (enquanto se pode resistir mais de 70 dias à ausência dos outros alimentos).
Beber água é um prazer.
A água da torneira em geral é boa.
Em média perdemos 2,5l de água por dia (na urina, um pouco pelos intestinos e na transpiração). Temos por isso de a repor. Como nos próprios alimentos ingerimos cerca de 1l de água, resta-nos beber 1,5 litros (podemos fazê-lo através de chás, sumos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, leite, etc., pois todos estes líquidos contêm água, mas de facto o que temos mesmo é que bebê-la.
A água pura é a melhor bebida.
Quando transpiramos, o que sai é água e sais, particularmente cloreto de sódio.
Em climas muito quentes ou em situação de desporto intenso, devem beber-se líquidos apropriados que também contêm sal. O soro fisiológico pode ser uma solução.

REFRIGERANTES
Os refrigerantes são todos fabricados com água, açúcar, gás carbónico, extratos vegetais, conservantes e acidificantes.
Todas as bebidas açucaradas prejudicam os dentes.
Os refrigerantes são prejudiciais para a saúde.
Os refrigerantes light são melhores porque o açúcar é substituído p+or adoçantes sem calorias.
Há investigadores que consideram que os adoçantes sem calorias dão origem a «fome de ressaca», porque estimulam a produção de insulina através do sabor doce na boca.

SUMOS
O sumo natural, fresco, com os frutos espremidos à pressão, deverá ser bebido de imediato, porque a vitamina C começa a oxidar-se mal a laranja é espremida.
Um copo dos de água, com sumo de fruta natural, sem adição de açúcar contém 110 calorias (o mesmo que um copo de leite gordo).

CERVEJA
Há muitas cervejas e com características muito específicas que é difícil classificá-las.
Podem ser classificadas pela fermentação (fermentação alta, fermentação baixa, fermentação espontânea) , pela cor (pretas, loiras), pelo álcool (cerveja de mesa, cerveja de luxo, cervejas especiais),
As cervejas sem álcool têm entre 0,5 a 1% de álcool e esse efeito é obtido através de um processo de extracção de álcool após uma fermentação normal. Também há a técnica de parar a fermentação numa certa fase, mas isso diminui o aroma.
As cervejas mais claras devem ser servidas mais frias, as mais escuras a uma temperatura mais alta. As brancas e loiras entre 4 a 8 ºC, as mais morenas entre 8 e 9ºC, as pretas de 10 a 12ºC.
A cerveja, ao contrário do vinho, não beneficia do envelhecimento, conserva-se mal, é frágil e suporta mal a luz.
A diferença da «imperial»
Os apreciadores de cerveja não trocam a «imperial» pela cerveja engarrafada ou em lata porque o gosto é diferente e deve-se ao facto de sofrerem processos de pasteurização diferentes. A cerveja tirada à pressão, ao balcão, servida a copo, é sujeita a um processo de pasteurização chamado «em flash», que respeita mais os aromas e sabores, e a cerveja engarrafada, ou em lata, é sujeita a uma pasteurização clássica, mais demorada.

CAFÉ
Apareceu na Europa no século XVII vendido em carrinhas ambulantes.
No médio Oriente e no Egipto, o café era conhecido desde a antiguidade, pelas suas propriedades estimulantes.
A cafeína é estimulante. Aumenta a frequência cardíaca, faz subir a tensão arterial, estimula o rendimento muscular e o rendimento cerebral. Uma dose de um a dois cafés por dia não prejudica a saúde.
O café, em princípio, só deverá ter acção durante duas horas após ser tomado. Contudo, há pessoas em que a acção do café dura pelo menos oito horas.
O café causa dependência.
Kant tinha dependência do café.
Há duas variedades de café: robusta e arábica. A arábica tem menos cafeína (1,15 a 1,4%) e é mais aromática. A robusta tem mais (o dobro) da cafeína e é mais amarga.
O café tipo arábica vem sobretudo da África Oriental, da Etiópia, da Tanzânia e do Quénia. Os planaltos da América do Sul são também grandes fornecedores.
Os grandes fornecedores de robusta são as regiões da África Ocidental, como Angola. Também a Indonésia e a Costa do Marfim.
Descafeinados
São obtidos com um solvente que retira a cafeína, seguido dum jacto de vapor de água que retira o solvente.

CHÁ
É uma infusão.
A palavra é portuguesa, mas a origem está na China, na Índia e em Ceilão.
O chá preto é preparado através de cinco fases de secagem e fermentação das folhas.
O chá verde não sofre fermentação.
Para preparar o chá a água não deve ferver. O chá deve abrir 3 a 5 minutos. Por chávena usar quantidade de chá equivalente a uma colher de café bem cheia.
O chá contém cafeína (designado por teína). Tem teobromina, que é diurético e estimulante.
Não se deve tomar mais de 3 chávenas por dia de chá.

CHOCOLATE
O chocolate é um alimento obtido a partir de pasta de cacau e açúcar.
É um alimento muito calórico porque contém açúcar e gordura concentrados.
Dá dependência. Para além do sabor, estão lá substâncias que dão prazer ao nível do sistema nervoso central, contém teobromina, que é um estimulante e pode tirar o sono, a anandamida e a feniletilamina.
O chocolate é rico em magnésio, o que pode ter também uma acção anti-stress.
Chocolate de cozinha
Deve ter 30% de cacau em pó, com pelo menos 18% de manteiga de cacau.
Chocolate de leite
Tem 25% de cacau e 14% de derivados de leite e um máximo de 55% de açúcar. Tem pelo menos 25% de gordura.
Os chocolates têm geralmente aditivos.
Chocolate dietético (com menos calorias)
O chocolate dietético nunca tem grande redução de calorias, porque, mesmo que não tenha adição de açúcar, isso é compensado pela presença de gorduras.
Nunca se pode comer chocolate à vontade.

AÇÚCAR
O açúcar é uma forma de hidrato de carbono, em que a forma mais comum é a sacarose.
A sacarose produz-se a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba.
Outros açúcares dividem-se em monossacarídeos (glicose e frutose, etc.), dissacarídeos (sacarose, maltose, lactose), trissacarídeos e polissacarídeos (amido, glicogénio).

O mel
É um alimento produzido pelas abelhas, a partir do néctar recolhido das flores, que é processado pelas enzimas digestivas desses insectos, sendo armazenado em favos nas suas colmeias e é o seu alimento.
O mel dito puro cristaliza naturalmente, não sendo esse factor de envelhecimento. O mel e o açúcar são os dois alimentos sem qualquer prazo de validade.
O mel é muito calórico. Tem pouco menos calorias que o açúcar. (100g de açúcar branco, açúcar amarelo e mel têm respectivamente 391, 384 e 309 quilocalorias).
O mel tem mais zinco e vitaminas B5 e B6 que o açúcar amarelo, mas este tem mais cálcio e magnésio.
Os edulcorantes fazem mal à saúde?
Nunca se provou que os edulcorantes, que são aduçantes, fossem tóxicos e muito menos cancerígenos.
Os edulcorantes são úteis num plano alimentar de redução de peso e de tratamento da diabetes. Podem ser adicionados a bebidas, lacticínios e cereais. Também podem ser cozinhados desde que não cheguem a altas temperaturas.

Glicemia
A glicemia é o nível de açúcar no sangue.
A capacidade de metabolizar os hidratos de carbono é a capacidade de produzir insulina.
Ter uma glicemia alta significa que essas pessoas estão a metabolizar mal os seus hidratos de carbono e têm ou podem vir a ter diabetes. Há situações que não são de diabetes declarados mas de pré-diabetes, porque o organismo metaboliza mal os hidratos de carbono. Depende da dieta e do exercício evitar a passagem a diabetes. As refeições devem ser de baixo índice glicémico independentemente da quantidade de calorias.
Considera-se que há diabetes quando, por duas vezes, se encontra um valor igual ou superior a 126mg/dl da glicemia em jejum-
Um doce é sempre hipercalórico mas ao menos que o comamos a seguir à refeição para que se envolva com os outros alimentos e demore mais tempo a ser absorvido.
A frutose da fruta é rapidamente transformado em glicose e faz subir a glicemia, por isso, se comermos fruta, também a devemos acompanhar por outro alimento que tenha absorção lenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário