Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

01/12/13

GNOSIS DIGESTUS: História de Roma -4


ROMA - MIL ANOS DE PODER E GLÓRIA: A ROMA REAL

A ITÁLIA ANTES DE ROMA:
- Após 1500 a.C.: implantação dos lígures.
- Entre 1400 e 1300 a.C.: aparecimento dos Celtas no norte de Itália.
- Entre 1300 e 1200 a.C. fixação dos Italiotas.
- Cerca de 1500 a.C.: segundo a lenda Eneias e os Troianos instalam-se no Lácio. Ascânio, filho de Eneias, funda Alba.
- Cerca de 1000 a.C.: início da Idade do Ferro. Civilização de «Villanova» (próximo de Bolonha).
- Cerca de 900 a.C.: fixação dos Etruscos entre o Tibre e o Arno.
- Entre 800 e 600 a.C.: expansão da civilização etrusca para norte nos planaltos do Pó e, para sul, no Lácio e na Campânia. Fundação de uma confederação de doze cidades.

- ORIGEM:
Segundo os arqueólogos, Roma foi uma cidade etrusca, facto que a mitologia não nega.De 700 a 675 a.C. a Ásia Menor e as regiões vizinhas atravessaram profundos conflitos políticos: as populações originárias do Levante desembarcaram em pequenos grupos nas costas da Etrúria, apropriaram-se das elevações vizinhas, fortificaram-nas com paliçadas de madeira e desenvolveram, com o correr do tempo e com a colaboração - voluntária e forçada - das populações autóctones e graças ao seu talento indiscutível para o urbanismo, poderosas cidades-estado etruscas. Tradicionalmente a Etrúria era constituída por doze cidades confederadas e independentes umas das outras. As cidades costeiras etruscas eram dinâmicas, cosmopolitas e abertas às influências grega e bárbara. Roma beneficiou provavelmente das influências das cidades confederadas mais próximas do Tibre. É graças ao seu impulso que Roma, inicialmente um simples conjunto de cabanas, se torna uma verdadeira cidade.
FUNDAÇÃO LENDÁRIA:
A lenda atribui a fundação de Roma aos gémeos Rómulo e Remo, em 753 a.C. Os gémeos descendentes de Eneias, foram, quando bebés, salvos e amamentados por uma loba.


- LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA:
A protecção das colinas e sobretudo a presença do Tibre constituíram condições que predispuseram Roma ao comércio e às conquistas. Os Etruscos contribuíram para esse desenvolvimento ao dotarem a cidade de infra-estruturas indispensáveis: os pântanos foram assoreados; o primeiro fórum tornou-se uma praça pública; a Cloaca Máxima, o grande esgoto, recolhia as águas usadas; as ruas foram pavimentadas, as primeiras estradas e pontes de pedra foram construídas.

PRINCIPAIS MARCOS CRONOLÓGICOS:
  • 753 a.C.: Fundação de Roma
  • 753 - 717 a.C.: Reinado de Rómulo. Constituição do primeiro Senado. Rapto das Sabinas.
  • 717 - 617 a.C.: Reinado dos três reis latino-sabinos: Numa Pompílio (717 - 673 a.C.); Tulo Hostílio (672 - 641 a.C.) e Anco Márcio (639 - 617 a.C.).
  • 616 - 510 a.C.: Reinado dos três reis etruscos: Tarquínio, o Velho (616 - 579 a.C.); Sérvio Túlio (578 - 535 a.C.) e Tarquínio, o Soberbo, tirano (534 - 510 a.C.).
  • 509 a.C.: Queda dos Tarquínios. Proclamação da República. Bruto e Colatino cônsules.

Sem comentários:

Enviar um comentário