Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

18/02/14

HISTÓRIA DA PINTURA DO SÉCULO XX: 4- SIMBOLISMO

O Simbolismo perdura entre 1860 e 1914, sendo mais significativo em França. A mitologia, a religião, o misticismo, as alegorias e a sensualidade são aspectos frequentes na pintura. Alguns pintores têm formação clássica, outros não; Alguns organizam-se em grupos, outros são independentes. A partir de 1886, forma-se a escola de Pont-Aven, na Bretanha, sob a liderança de Gauguin. A região rural e "atrasada" atraiu os pintores devido a uma certa pureza de vida, algo primitiva. Utiliza com frequência cores fortes e antinaturais e linhas de contorno, talvez por influência da técnica do vitral.
O grupo os Nabis ("profetas", em hebraico) é especialmente activo na década de 90. Revela influências dos pós-impressionistas e da pintura japonesa. Simplificam as formas, fazem uso de cores planas e da linha como elemento de contorno. A literatura religiosa e fantástica serviu-lhes de referência.

Pintores simbolistas:
Arnold Böcklin
Pierre Puvis de Chavannes
Gustave Moreau
Odilon Redon
Ferdinand Hodler
Giovanni Segantini
Paul Sérusier
Émile Bernard
Edouard Vuillard
Maurice Denis
Emile Bernard - Madalena no bosque do amor (1888)
Edouard Vuillard - Pequeno almoço



















Maurice Denis - As musas (1893)
Segantini - Ave Maria (1886)

Gustave Moreau - Orfeu  (1865)
Bocklin - Odysseus and Kalypso (1883)
Puvis de Chavanner - Decapitação de S. João Baptista

Odilon Redan - Buda (1904)
Hodler - Os cansados da vida (1892)







Sem comentários:

Enviar um comentário