Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

08/02/14

História de Roma -12

AS GUERRAS SAMNITAS
Os Samnitas eram pastores belicosos que habitavam povoações dispersas pelos Apeninos. O povo Samnita ocupava todo o centro da Itália, divididos em quatro grandes tribos ligadas por acordos que, por vezes, lhes conferiram uma terrível eficácia militar. Em meados do séc. IV a.C., os Samnitas constituíam a primeira potência política da Itália: o seu território e população eram duas vezes maiores que os dos Romanos.
A Primeira Guerra Samnita (343-338 a.C.)
A sobrepopulação levou os Samnitas a estabelecerem-se na Campânia, mas a confederação independente que aí formaram foi conquistada por Roma, sendo os Campanienses cuja cavalaria, medíocre no combate, foi esmagada em Trifanum, em 343 a.C.. Os Campinenses assinaram uma paz separada com Roma, facto que os Samnitas do Centro de Itália, consideraram intolerável.
A Segunda Guerra Samnita (327-304 a.C.)
Em 327 a.C. os Samnitas ocuparam a antiga feitoria grega de Neapolis, que marcava a fronteira com o território romano, onde instalaram uma guarnição militar, que os Romanos se apressaram a expulsar, dando origem à segunda guerra Samnita, longa e fértil em episódios. Na sua primeira campanha, os Romanos sofreram a pior derrota em sessenta anos. Todo o seu exército foi alvo de uma emboscada perto de Cápua. Na sequência deste desastre os Romanos evacuaram Cales e Fregellae e renunciaram às hostilidades durante cinco anos. Quando os combates recomeçaram, os Samnitas obtiveram novas vitórias que lhes permitiram perigosas incursões no próprio território do Lácio.
Mas Roma escolheu este momento para se dotar dum instrumento estratégico fundamental – a Via Ápia, com uma extensão de 212 quilómetros, de traçado rectilíneo, com pontes e viadutos; esta estrada ligava Roma a Cápua atravessando toda a planície costeira (esta foi a primeira estrada verdadeiramente romana e serviu de modelo a milhares de quilómetros de estrada que se estenderam no futuro sobre três continentes). Desta forma os Romanos acabaram por vencer  a Segunda Guerra Samnita e com esta vitória interditou aos seus inimigos o acesso  todo o Sul de Itália.
A Terceira Guerra Samnita (298-290 a.C.)
Os Samnitas enfrentaram Roma de novo. O seu chefe supremo formou, no Norte, uma temível coligação anti-romana composta por gauleses, etruscos e úmbrios. Após derrotas de ambos os lados, as forças romanas alcançaram a vitória definitiva ao entrarem e saquearem o território samnita de uma ponta à outra. A luta foi tão feroz como paciente; os Romanos aprenderam a desmantelar o inimigo, isolando-o em blocos.

Durante este conflito o exército Romano reforçou-se consideravelmente: foi dividido em duas legiões, cada uma com 30 manípulos e cada manípulo era capaz de manobrar e combater quer em fileiras serradas, quer de forma dispersa, tendo assim a faculdade de se mostrar, segundo as necessidades, flexível ou impenetrável. Cada manípulo era composto por três linhas, permitindo que cada uma se recompusesse e se reconstituísse. O Estado Romano começou a fornecer ao exército armamento e equipamento normalizado, passo importante na institucionalização de um exército profissional. Cada legionário usava um capacete, uma couraça, joelheiras e gládio; a lança antigamente usada, foi substituída por outra, com mais de 1,80 metros, metade de madeira e metade de ferro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário