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20/02/14

HISTÓRIA DA PINTURA DO SÉCULO XX: 6- PÓS-IMPRESSIONISMO

São considerados pintores pós-impressionistas aqueles que, partindo do
Impressionismo, desenvolveram pesquisas pessoais centradas em aspectos mais específicos. Deste modo, o Pós-Impressionismo não é um movimento, nem sequer um grupo, mas o somatório dessas abordagens pessoais.
Os pós-impressionistas abrem as portas ao afastamento da Pintura em relação à realidade visível. Seurat e Signac seguem o caminho do Pontilhismo (Divisionismo ou Neo-impressionismo), reduzindo as pinceladas a pequenos pontos. As suas formas geometrizam-se e a sua pintura torna-se mais plana. Influenciam o Cubismo e o Expressionismo. Gauguin trabalha a cor de uma forma antinatural e simbólica, recorrendo com frequência à cor plana. Introduz a linha de contorno como elemento estruturante do quadro. Influencia o Simbolismo e o Expressionismo. Van Gogh utiliza cores intensas para transmitir emoções. A sua técnica de pinceladas largas e soltas vai influenciar sobretudo o Expressionismo. Toulouse-Lautrec tem uma forte formação de Desenho. Por vezes pinta como quem desenha, com pinceladas longas e certeiras. Vai influenciar o Expressionismo, mas também a Arte Nova, com os seus cartazes. Cézanne preocupa-se com a representação da profundidade através de jogos de cores. Simplifica e geometriza as formas. Aproxima-se do Abstracionismo e influencia decisivamente o Cubismo.

Pintores pós-impressionistas:
Georges Seurat
Paul Signac
Paul Gauguin
Vincent van Gogh
Henri de Toulouse-Lautrec
Paul Cézanne

Seurat - Banhistas em Asnieres (1884)

Signac - A sala de jantar (1866)
Van Gogh - Os comedores de batatas (1885)
Gaugin - Crianças bretãs dançando (1886)
Toulouse Lautrec - Dança no Moulin Rouge (1890)

Cézanne - As banhistas (1906)


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