São
considerados pintores pós-impressionistas aqueles que, partindo do
Impressionismo,
desenvolveram pesquisas pessoais centradas em aspectos mais específicos. Deste
modo, o Pós-Impressionismo não é um movimento, nem sequer um grupo, mas o
somatório dessas abordagens pessoais.
Os
pós-impressionistas abrem as portas ao afastamento da Pintura em relação à realidade
visível. Seurat e Signac seguem o caminho do Pontilhismo (Divisionismo ou
Neo-impressionismo), reduzindo as pinceladas a pequenos pontos. As suas formas
geometrizam-se e a sua pintura torna-se mais plana. Influenciam o Cubismo e o Expressionismo.
Gauguin trabalha a cor de uma forma antinatural e simbólica, recorrendo com frequência
à cor plana. Introduz a linha de contorno como elemento estruturante do quadro.
Influencia o Simbolismo e o Expressionismo. Van Gogh utiliza cores intensas
para transmitir emoções. A sua técnica de pinceladas largas e soltas vai
influenciar sobretudo o Expressionismo. Toulouse-Lautrec tem uma forte formação
de Desenho. Por vezes pinta como quem desenha, com pinceladas longas e
certeiras. Vai influenciar o Expressionismo, mas também a Arte Nova, com os
seus cartazes. Cézanne preocupa-se com a representação da profundidade através
de jogos de cores. Simplifica e geometriza as formas. Aproxima-se do
Abstracionismo e influencia decisivamente o Cubismo.
Pintores
pós-impressionistas:
Georges
Seurat
Paul
Signac
Paul
Gauguin
Vincent
van Gogh
Henri
de Toulouse-Lautrec
Paul
CézanneSignac - A sala de jantar (1866) |
Van Gogh - Os comedores de batatas (1885) |
Gaugin - Crianças bretãs dançando (1886) |
Toulouse Lautrec - Dança no Moulin Rouge (1890) |
Cézanne - As banhistas (1906) |
Sem comentários:
Enviar um comentário