Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

08/02/12

A MULHER ARTISTA NA HISTÓRIA DA ARTE - Cap.11 - A mulher artista moderna

11- A mulher artista Moderna (do séc. XV aos nossos dias)
A História da Arte, como registo escrito, apareceu somente no século XV, do orgulho dos florentinos.
Os seus precursores são os humanistas Alighieri Dante (1265-1321), Francesco Petrarca (1304-1374) e Giovanni Boccaccio (1313-1375).
Salvo pouquíssimas excepções, podemos dizer que as mulheres começaram a surgir enquanto personalidades artísticas distintas por volta de 1550.
Entre os séculos XVI e XVIII, as artistas mulheres trabalharam numa cultura isolada e dependentes duma classificação masculina ao invés de terem a sua própria autonomia.
Por questões de decoro, o tardio uso de modelos vivos atrasou irremediavelmente a obtenção do treino e do conhecimento necessários à especialização dos artistas profissionais
Até aos meados do séc. XIX, (o movimento feminista começa justamente no séc. XIX com as sufragistas) e com excepção de mulheres italianas que pertenciam a famílias de artistas, só lhes era permitido pintar temas considerados delicados – retratos, naturezas-mortas, etc. e não temas mais exigentes de natureza narrativa.
Mesmo no século XIX, embora algumas mulheres tenham participado activamente em movimentos sociais, feminismo e arte não tinham força.
No século XX, com o explodir do movimento feminista, vemos mudanças cruciais nas propostas de artistas mulheres. Só então estas demonstraram através de imagens, rituais e desempenhos, a intenção de restabelecer a dimensão feminina no mundo da arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário