Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

02/10/14

HISTÓRIA DA PINTURA DO SÉCULO XX: 17 - Gestualismo

17 - GESTUALISMO
Alguns pintores barrocos fizeram uso da pincelada solta, sobretudo para realçar texturas. Alguns paisagistas românticos fizeram-no na representação de árvores e de tempestades. Pequenas pinceladas soltas são típicas da técnica impressionista. Contudo, não existiu da parte de nenhum destes pintores a intenção de criar uma técnica de pintura baseada no gesto. Mas Van Gogh, Toulouse-Lautrec e Munch, com movimentos rápidos e espontâneos da mão, fazem uma pintura onde a pincelada ganha uma dinâmica nunca antes vista. Parte significativa da pintura expressionista carateriza-se pela aplicação desse tipo de pincelada.
 No Gestualismo as pinceladas tornam-se mais longas, sendo evidente o movimento do braço que as executou. Não existe propriamente um movimento gestualista organizado, com uma base teórica sólida, nem um grupo centrado numa cidade ou num país. O Gestualismo resulta do trabalho de um conjunto de pintores, independentes ou oriundos de diferentes movimentos ou grupos. De um modo geral, na pintura gestualista surge uma considerável deformação das figuras. O efeito visual chega a ser violento, sobretudo quando se abordam determinados temas e se utilizam cores agressivas. O Gestualismo é também referido como Neo-expressionismo.
O Gestualismo tem uma tendência figurativa, outra abstracta. Esta pode integrar-se no Expressionismo Abstracto ou no Informalismo. Por opção, a abordagem que aqui se apresenta centra-se apenas em pintores da tendência figurativa, ficando os outros para outras abordagens.
Pintores referidos na sessão:
 Lovis Corinth
 Chaim Soutine
 Willelm de Kooning
 Elaine de Kooning
 Alberto Giacometti
 Vieira da Silva
 Asger Jorn
 Karel Appel
 Georg Baselitz
 Jean-Michel Basquiat
Lovis Corinth - A infância de Zeus (1905/6)

Elaine de Koening - Touro (1958)
Alberto Giacometti - Diego (1953)

Vieira da Silva - O desastre / A guerra

Asger Jorn - Carta ao meu filho (1956-7)

Willem de Koening - Mulher e bicicleta (1952-3)
Jean Barquiat - Profit I (1982)

Karel Appel - Homem com o sol (1947)
Chaim Soutine - mulher de vermelho

Georg Baselitz - Elke (1976)




Sem comentários:

Enviar um comentário