Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

06/10/14

QUESTÕES DE SAÚDE: 2 - O dormir


I – DORMIR BEM
·         Dormir é uma necessidade vital. (Sem dormir nada, morreríamos em 7 dias).
·         Um terço da vida é passado a dormir.
·         Dormir bem é um hábito (Adquire-se com normas e rotinas).
·         Enquanto dormimos os músculos restauram-se e recuperam, crescemos e amadurecemos, arquivamos e consolidamos a memória, aprendemos, melhoramos o humor.
·         Trinta por cento das pessoas tem, pelo menos uma vez por semana, uma noite mal dormida.
·         As perturbações do sono são duas vezes mais frequentes na mulher que no homem (devido a factores hormonais, as alterações nos estrogéneos afectam sobretudo o sono REM, a progesterona actua principalmente sobre o sono profundo).
·         Quando partilhamos a cama, as perturbações do sono deixam de ser uma questão individual. O casal explosivo: "ele ressona e ela tem insónias".

2 - CURIOSIDADES SOBRE O SONO
·         O sono compõe-se de cinco fases que, no seu conjunto formam um ciclo. No nosso descanso nocturno realizamos 4 ou 5 ciclos completos: 1ª fase – denomina-se Estado de Sonolência. É breve (5 minutos). 2ª fase – sono NREM (Nom Rapid Eye Movement) Não Profundo. Dura 5 a 15 minutos. 3ª e 4ª fases – Sono NREM profundo ou sono delta. Dura cerca de 60 minutos. 5ª fase – sono REM (Rapid Eye Movement). Fase do nível máximo de profundidade do sono. Dura 5 minutos no primeiro ciclo e pode durar 30 a 60 minutos nos outros ciclos. É a fase dos sonhos (toda a gente sonha 4 a 5 vezes por noite, embora nem toda a gente se lembre dos seus sonhos).
·         Nas diferentes fases da cada ciclo do sono, temos entre 6 a 8 despertares muito breves que nas crianças e adultos não duram mais de 30 segundos e nos idosos a duração pode ser de2 a 5 minutos.
·         As horas que cada um precisa de dormir por noite varia individualmente, entre 5 e 12 horas, dependendo de factores como os genes e a idade.
·         As pessoas mais idosas precisam de menos horas de sono nocturno. Nos idosos o tempo passado na cama destina-se mais a descansar do que a dormir.
·         Na idade madura temos tendência para adiantar a hora de nos deitarmos e para nos levantarmos mais cedo. Na adolescência acontece exactamente o contrário, o sono atrasa-se e tendemos a adormecer cada vez mais tarde.
·         A partir dos 20 anos, o sono profundo – fases 3 e 4 – diminui progressivamente, chegando mesmo a desaparecer depois dos 60 anos.
·         A partir dos 50 anos os níveis de melatonina começam a diminuir e as curvas de sono e de vigília tornam-se menos definidas.
·         É saudável dormir a sesta depois do almoço, mas não deverá prolongar-se para lá de 20 minutos.
·         Ninguém consegue dormir mais do que precisa (a inversa não é verdadeira).
·         O despertar fisiológico é espontâneo e é um processo em que intervêm as hormonas, a temperatura corporal e a luz. O despertar rápido ou lento depende da pessoa e tem explicação genética.

·         Há uma infinidade de perturbações do sono que podem ser resolvidas por nós mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário