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04/07/10

Comunicação

"A natureza deu-nos dois olhos, dois ouvidos e uma boca, para que pudéssemos observar e escutar mais do que falar" Zenão.

As relações entre as pessoas estabelecem-se através da comunicação (communicare = entrar em relação com ou pôr em comum).

Quando comunicamos...
100% é o que queremos dizer
80% é o que dizemos
60% é o que se ouve
40% é o que se compreende
30% é o que se retém

A comunicação não-verbal:
.É responsável pela primeira impressão
.Informa sobre o estado emocional do indivíduo
.Regula a comunicação verbal (as mensagens não verbais podem ser usadas para substituir, repetir, enfatizar ou contradizer a mensagem verbal).
Principais obstáculos à comunicação (diferentes interpretações):
.Atenção
.Motivação para o assunto
.Ausência de habilidade comunicacionais
.Estado emocional/físico do indivíduo
.Ruídos e interferências externas
.Complexidade da mensagem

No processo comunicacional existem:
o emissor
o receptor
a mensagem
o feed-back

Princípios a seguir para uma comunicação eficaz:
Demonstrar interesse
Estar disponível para ouvir
Estabelecer empatia (perceber o tipo de percepção do outro)
Saber dialogar (saber dizer, saber perguntar, saber escutar)

Técnicas de comunicação eficaz:
1-Escuta activa
2-Empatia
3-Feedback / Reformulação

Obstáculos à escuta activa:
1-Referenciar tudo à própria experiência
2-Interromper sistematicamente
3-Sonhar acordado
4-Ouvir apenas o que se quer ouvir
5-Fazer juízos de valor

Regras da escuta activa:
Sustentar normalmente o olhar
Procurar compreender o que o interlocutor está a sentir
Manter expressão empática
Procurar sincronizar-se em termos de comunicação não verbal
Não interromper
Demonstrar interesse
Não se deixar influenciar por juízos de valor acerca do interlocutor

Feedback:
1 Através de expressões verbais de empatia (uh! uh!; sim, sim, Continue...)
2 Através de expressões visuais de empatia (Olhar - sustentar o olhar; Postura física; Expressão gestual - gestos afirmativos e moderados; Voz - tom afável e ritmo moderado)

Reformulação
1 - repita o que o interlocutor disse por outras palavras (se bem entendi... então quer dizer que...)
2 - Saiba perguntar / Utilize perguntas abertas (perguntas começadas por "como", "quando", "onde", "de que modo")
3 - Faça a síntese do que foi dito (então o que pretende é...)

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