Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

05/07/10

Introdução à Psicologia

1 - Definição de psicologia
A psicologia é uma ciência que estuda comportamentos e processos mentais, partindo da sua descrição para a explicação desses comportamentos de modo a poder prever e controlar as respostas comportamentais.
Etimologicamente psicologia deriva do grego e significa estudo da alma (psyche+logos).

2 - O objecto de estudo da psicologia científica
A psicologia actualmente é designada como o estudo dos comportamentos dos homens e animais ou seja, das sensações, percepções, emoções, pensamentos e acções do homem.
Note-se que até ao séc. XIX a psicologia era estudada por filósofos e o seu objecto era "os estados da alma", "a consciência", "as faculdades da mente". No séc. XVII Descartes identifica razão e alma.
A psicologia do comportamento (psicologia behaviorista) iniciada por Watson tendo como antecedentes os trabalhos sobre o reflexo condicionado de Pavlov (reflexologia), tem como objectivo a previsão e o controlo do comportamento humano.
Nas metodologias usadas em psicologia, há os testes e os inquéritos.
Na actualidade há diversos ramos da psicologia (Infantil -estuda o comportamento das crianças; de Grupo - comportamento de indivíduos inseridos em grupos; Social - comportamentos culturais; Psicanálise (Freud) - processos do inconsciente; Clínica - comportamentos patológicos, Aplicada e Organizacional - ligados ao trabalho; Animal e Etologia - comportamento dos animais no seu habitat; Comparada - associação dos comportamentos animais ao humano; Psicofisiologia - estudo da relação do comportamento com a sua base fisiológica, recorrendo-se à neurofisiologia, Psicologia do Desenvolvimento (Jean Piaget)- estuda o ciclo da vida desde a infância até à velhice; Psicopatologia - estuda os comportamentos fora da normalidade.

3 - Psicologia do senso comum
Este tipo de psicologia não é uma ciência.
É uma realidade cultural cada vez mais generalizada no mundo moderno.
Baseia-se na intuição.
Uma dedução vulgar, não científica, quando bem feita pode levar a bons resultados.
A palavra intuição é muitas vezes o nome de Insight - compreensão global às vezes repentina, de uma dedução comparativa muito rápida, como por exemplo quando se ouve dizer "é um frustrado, como é que pode ser feliz?!"
Esta forma de fazer psicologia assenta em coisas que se ouviu dizer, melhor ou pior assimiladas e que se tornam estereótipos.
Para além dos estereótipos, intervêm na Psicologia do Senso Comum os preconceitos, atitudes, tradições, crenças, etc, como algo do tipo "não é boa rês, não vai à igreja...".
Na realidade emitimos alguns pareceres de carácter mais ou menos psicológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário