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07/07/10

Tirar uma pós-graduação na UNISETI? Resposta ao desafio.

Em 2008 a UNISETI (Universidade Sénior de Setúbal) lançou o projecto do CEP (Centro de Estudos Pós-Graduados), como uma forma de proporcionar aos alunos interessados e com competências para tal, a possibilidade de produzir trabalho e pensamento, com um grau de exigência académico.

Posto perante o desafio, havia que escolher o assunto.
Uma possibilidade seria investigar acerca de Setúbal. Exemplos de assuntos não faltavam: Economia de Setúbal no séc. XX ou Economia de Setúbal no séc. XIX, Demografia de Setúbal no séc XX, Demografia de Setúbal no séc. XIX, A industria conserveira em Setúbal, Litografia na industria conserveira, Importância da sardinha, laranja e sal na economia de Setúbal, artes e pescas, figuras populares, Festas populares e romarias, Lendas, Revoltas na industria conserveira, ofícios do séc XVIII ao Séc. XX, Grandes acontecimentos em Setúbal, Vida e obra de grandes pintores setubalenses, O lazer em Setúbal, Os pescadores e descobridores setubalenses, Os grandes professores de Setúbal, Setubalenses de valor nas forças armadas, na política e na religião, Setubalenses de valor nas artes e nas letras, etc.etc.
Outra possibilidade seria optar por um tema diverso. Foi este que seguimos. Desperto, nas aulas de História de Arte, para a problemática da insignificância da mulher artista na história da pintura, resolvemos investigar neste campo.

Seguindo o método de Raymond Quivy, teria, em primeiro lugar, que escolher a  pergunta de partida (as perguntas de partida são aquelas através das quais o investigador tenta pôr em evidência os processos sociais, económicos, políticos ou culturais que permitem compreender melhor os fenómenos e os acontecimentos observáveis e interpretá-los mais acertadamente.) que 1- deveria ser muito clara, sucinta e aberta, para permitir que várias respostas diferentes devam poder ser encaradas à priori e que não se deve ter uma resposta pré-concebida e 2- se é uma pergunta sobre o que existiu, deve ver-se como funciona.
Iniciámos a procura da pergunta de partida:
"Porque é que a História da Arte só regista o trabalho criativo dos homens, ignorando o trabalho criativo das mulheres?"
Esta é uma pergunta muito larga, de enorme dimensão. Há que dizer onde começa e acaba a nossa investigação.
"Quais as razões pelas quais a História da Arte omite dos seus registos a criatividade artística das mulheres, nomeadamente nos séculos mais afastados?"
Esta pergunta abre logo para outras perguntas, por exemplo:
" Será que as mulheres dessa época não produziam trabalhos criativos, obras de arte?"
"Será que os seus trabalhos criativos não se enquadravam na esfera da arte? porquê?"
"Será que as mulheres artistas não existiram naquela época ou a sua omissão na história foi deliberada e, se assim foi, porquê?"
"Será que o factor da "diferença sexual e de género" que torna a cultura dominante uma cultura pautada essencialmente pelo masculino, não terá tido uma influência directa nessa omissão do nome das mulheres artistas na História da Arte?"
Leituras
Para responder às perguntas anteriores que livros é preciso ler? Ou que temas?
. A História Geral da época cronológica que se quer trabalhar.
. Bibliografia relacionada com a História da Arte.
. Bibliografia relacionada com a questão do género.
. Bibliografia sobre a temática da condição geral da mulher, na cultura e na sociedade em geral.

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