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06/07/10

Etapas da investigação em ciências (sociais)- Raymond Quivy

O problema do conhecimento científico põe-se da mesma maneira par os fenómenos sociais e para os fenómenos naturais: em ambos os casos há hipóteses teóricas que devem ser confrontadas com dados de observação ou de experimentação. Toda a investigação deve, portanto, responder a alguns princípios estáveis e idênticos, ainda que vários percursos diferentes conduzam ao conhecimento científico.

Um procedimento é uma forma de progredir em direcção a um objectivo.
Expor o procedimento científico consiste, portanto, em descrever os princípios fundamentais a pôr em prática em qualquer trabalho de investigação.
Os métodos não são mais do que formalizações particulares do procedimento, percursos diferentes concebidos para estarem mais adaptados aos fenómenos ou domínios estudados.

As etapas do procedimento
Etapa 1: A pergunta de partida (clara e exequível)
Etapa 2: A exploração (As leituras, as entrevistas exploratórias)
Etapa 3: A problemática (Constrói-se a partir das leituras e das entrevistas - fazer o balanço, definir uma problemática e explicitar)
Etapa 4: A construção do modelo de análise (As hipóteses versus os conceitos)
Etapa 5: A observação (testar as hipóteses, construir os conceitos)
Etapa 6: A análise das informações
Etapa 7: As conclusões

Leituras:
.É preferível ler de modo aprofundado e crítico alguns textos bem escolhidos a ler superficialmente milhares de páginas.
.Procurar documentos cujos autores incluam análises e interpretações.
.Recolher textos que apresentem abordagens diversificadas do fenómeno.

Entrevistas em investigação social:
.Pôr o mínimo de perguntas possíveis
.Intervir de forma aberta
.Gravar as entrevistas
.Entrevistar docentes, investigadores, peritos, testemunhas previligiadas e o público a que o estudo diz respeito.

As hipóteses:
.Apresentam-se sob a forma de proposições de resposta às perguntas postas pelo investigador.
.São respostas provisórias e sumárias que guiarõ o trabalho e terão de ser testadas, corrigidas e aprofundadas.

O conceito:
.É uma construção abstracta que visa dar conta do real.
.Indicadores (atributos ou características) são manifestações , objectivamente observáveis e mensuráveis, das dimensões do conceito
.Há dois níveis de conceitos - Conceito Operatório Isolado (construído de forma indutiva, analítica a partir de observações directas, empírico, assente na experiência) e Conceito Sistemático (construído dedutivamente, com rigor sintético, assente na lógica das relações entre os elementos de um sistema, por raciocínio abstracto - dedução, analogia, oposição, implicação, etc.- ainda que se inspire forçosamente no comportamento dos objectos reais e nos conhecimentos anteriormente adquiridos acerca desses objectos. na maior parte dos casos, este trabalho abstracto articula-se com um ou outro quadro de pensamento mais geral, a que chamamos um Paradigma.)

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