Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

05/07/10

Luisa Todi

"A música prende-se às ciências exactas pela harmonia e pela acústica. Prende-se à poética pelo ritmo. Prende-se à linguística e a todos os ramos do conhecimento humano. A música é condição vital para o homem.
Ainda que raros e de pouca monta, alguns escritos do séc. XVIII, como jornais de música, almanaques alemães e franceses, notícias avulsas em inglês e italiano e outros documentos revelam a existência de uma mulher que no passado deixou a sua marca como figura do mundo artístico. Eis Luísa Rosa de Aguiar, nascida a 9 de Janeiro de 1753, em Setúbal. A nossa Luísa Todi!!!Reconhecida no seu tempo devido às notas cristalinas que caracterizavam a sua voz.
Sustentando a balança da persistência e da coragem, construiu uma carreira de sucesso e também uma família.
Luísa Todi, apesar de ter criado seis filhos, edificou uma carreira plena de triunfos públicos.teve sempre na família e no seu companheiro e esposo, o violinista italiano Francisco Todi, apoio e suporte inquestionáveis.
Vários atributos tais como formosura, graça, educação artística perfeita e simpatia lhe são atribuídos.
Segundo relatos a sua vocalização era perfeita e com uma expressão natural, sem exagero e sem gritos.
De acordo com documentos biográficos era uma mulher de carácter e de inteligência no cultivo da amizade, no interesse e na preocupação com a falta de apoio nas artes (até parece que viveu nos nossos dias!) e, também, no interesse em cultivar-se pois falava fluentemente francês, inglês, alemão e italiano.
Mulher meiga e sentimental, digna e inspiradora, tratada com deferência e benignidade por todos os que lhe reconheciam o talento.
Não lhe teria sido mais fácil optar por uma vida "ociosa", num país onde ainda era proibida a carreira artística a uma mulher?!
Luísa Todi subjugou a Europa com o poder da sua voz e o mágico encanto de uma natureza artística consubstanciada na máxima perfeição.
Cumpriu plenamente a sua missão como artista! A glória é dela e por isso de todos nós!
Mulher que soube arrancar do poeta Quintana um grito de alma, uma exclamação espontânea, um desafogo de tumultuosas paixões que um coração de artista soube registar em versos de poeta...
Após ter escutado Luisa Todi, alguém escreveu as seguintes palavras:

Seria esta a Todi? Não! não é esta a voz da Todi,
Euterpe mesmo desceu do Hélicon;
Não só para encantar os Deuses mas também os homens,
Soam as melodias da sua voz em obras primas de alto valor.
Nós admirámos - e sentimos - e lágrimas houve
Que correram em honra da musa sublime.
Gratos te somos, oh tu! dos corações vencedora!
Mortal como figura humana,
Vives imortal como artista,
E junto ao templo de Urânia
Adoram os fiéis também os teus altares

O fim da sua existência não foi, contudo, risonho.
Já completamente cega e acometida de uma afecção cerebral exala o último suspiro em 1 de Outubro de 1833, no 2º andar da Travessa da Estrela, em Lisboa, e é sepultada no cemitério da Igreja da Encarnação.
Ficará, porém, gravada na história, na dupla condição de mulher honrada e de excepcional veia artística.
É uma honra podermos divulgar algo sobre a vida de uma mulher que faz parte da galeria de famosos, com provas dadas, nascidos nesta cidade de Setúbal. O silêncio não pode calar uma vida rica em projectos, realizações e sucessos como o desta e de tantas outras mulheres que ajudam a construir um mundo melhor."

Dr.ª Ana Paula Domingues

Sem comentários:

Enviar um comentário