Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

15/09/14

HISTÓRIA DA PINTURA DO SÉCULO XX: 13 - Dadaismo

DADAISMO
 O Dadaísmo surge na Suíça em 1916, em plena guerra mundial, juntando artistas e intelectuais de várias nacionalidades. Marcel Duchamp é o grande mentor desse movimento, que viria a influenciar muita da arte que se produziu até aos nossos dias, em especial a Arte Conceptual.
Após o grupo fundador, de Zurique, cedo surgem outros, de onde se destacam os de Paris, Berlim, Colónia, Hannover, Barcelona e Nova Iorque.
O Dadaísmo assenta a sua atuação no irracional e no absurdo, produzindo obras feitas de forma automática e improvisada. Utiliza com frequência técnicas mistas, colagens e fotomontagens. Introduz objetos de uso corrente (ready-made). Materiais que não eram habitualmente usados em Arte são também introduzidos nos quadros.Na música utilizam sons (incluindo ruídos) sem respeitar regras, ritmos ou melodias.
Produzem poesia visual e sonora, nesta fazendo uso de sons e expressões sem significado. Os títulos das obras são por vezes atribuídos de forma aleatória.
As descobertas de Freud, no campo da Psicanálise, influenciaram as atitudes dos dadaístas e posteriormente as dos surrealistas, mostrando que os lados inconsciente e irracional do Homem desempenham um papel importante no seu comportamento.
A Pintura dadaísta apresenta influências das pinturas cubista, abstrata e futurista. O Dadaísmo diluiu-se enquanto movimento organizado quando surgiu o Surrealismo, pois muitos dos artistas aderiram ao novo movimento.
Artistas Dadaistas
Marcel Duchamp
Hannah Höch
Tristan Tzara
Marcel Janco
Hugo Ball
Kurt Schwitters
Francis Picabia
Man Ray
Hans Harp
John Heartfield
Raoul Hausmann
Georges Grosz

MARCEL JANCO – Sem título

HANS ARP- Quadrados dispostossegundo as leis do acaso

RAOUL HAUSMANN- O crítico de arte

MARCEL DUCHAMP- L.H.O.O.Q.

HUGO BALL- Karawane

TRISTAN TZARA- Le coeur à barbe

FRANCIS PICABIA- Parada amorosa

HANNAH HÖCH- A mulher bonita


KURT SCHWITTERS- Merz das cerejas

MAN RAY- O violão de Ingres

JOHN HEARTFIELD- Adolph, o super-homem

GEORGES GROSZO homem cinzento dança

Sem comentários:

Enviar um comentário