Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

16/09/14

HISTÓRIA DA PINTURA DO SÉCULO XX: 14 - SURREALISMO

O SURREALISMO
O Surrealismo surge, em parte, como fruto de uma evolução natural do Dadaísmo, após o fim da Primeira Guerra Mundial. Nasceu oficialmente em Paris, em 1924, com a edição do Manifesto Surrealista, de André Breton.
Além de parte dos dadaístas ter aderido ao Surrealismo, movimento mais coeso e organizado, a este novo movimento juntaram-se novos artistas, oriundos de diferentes áreas.
Entretanto, importa considerar dois artistas que se anteciparam ao Surrealismo, e que não estiveram ligados a nenhum movimento: Marc Chagall, pintor onírico; Giorgio de Chirico, pintor metafísico.
Os surrealistas utilizam os processos já abordados pelos dadaístas, estendendo a sua atuação a outras áreas, como o teatro e o cinema. Fortemente influenciados pela Psicanálise, exploram processos criativos que punham de parte o lado consciente do cérebro. Fizeram obras de arte sob o efeito de sono, cansaço, álcool, drogas, fome, etc.
As obras surrealistas apresentam uma grande diversidade estética, ora com a aplicação de técnicas mais elaboradas, ora com técnicas mais simples. Questionam a relação entre a Arte e a realidade concreta, como que criando uma realidade diferente, com outras regras ou sem regras. Explorando a imaginação, o mundo dos sonhos, fantasias, sensualidade e erotismo, o campo de atuação dos surrealistas aparenta não ter fronteiras.
 Pintores surrealistas:
 Marc Chagall
Joan Miró
Giorgio de Chirico
René Magritte
Max Ernst
Yves Tanguy
André Masson
Salvador Dalí
 Paul Delvaux
MARC CHAGALL – O aniversário
GIORGIO DE CHIRICO - Mistério e melancolia de uma rua

MAX ERNST - A mulher equivoca

ANDRÉ MASSON - O labirinto / Minotauro
PAUL DELVAUX – O homem da rua
JOAN MIRÓ – Constelação: A estrela da manhã



RENÉ MAGRITTE - Reprodução interdita
YVES TANGUY - Divisibilidade infinita
SALVADOR DALÍ – A metamorfose de Narciso

Sem comentários:

Enviar um comentário