Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

14/09/14

QUESTÕES DE SAÚDE: 1 - Reflexões sobre a idade

I – AS IDADES
A Terceira Idade oficialmente começa aos 60 anos e é suposto que termina aos 80, mas não há consenso.
A Quarta Idade ou Velhice inicia-se aos 80 anos e termina aos 90.
A  Longevidade inicia-se aos 90 e termina quando se morre.

II -VELHICE SAUDÁVEL
 Ninguém está são depois dos 50.
Sãos estão os jovens. Os velhos têm sempre uma ou várias doenças que são próprias da idade.
O importante então é envelhecer com as doenças controladas e sem complicações.

III – QUANTO TEMPO VIVERÁS (FACTOR GENÉTICO)
Se queres saber quanto tempo viverás e como chegarás a essa idade,  recorda os teus pais.
A carga genética é fundamental para estabelecer um prognóstico de vida.
Quando um dos pais teve cancro, enfarte ou outra doença antes dos sessenta, transmitará esse factor aos filhos pelos genes e assim estes terão maior probabilidade de desenvolver as mesmas doenças. Contudo, o desenvolvimento de uma doença crónica requer a presença de vários factores, sendo o genético apenas um deles.

IV – OS  PECADOS PAGAM-SE
"Somos o que comemos". Se queres ter uma vida saudável a partir dos 50 anos, cuide da tua alimentação e deixe de comer coisas químicas e de abusar das gorduras…
Um rico pequeno almoço, um bom almoço e um pobre jantar são a chave para equilibrares o teu meio interno.
Mas se, além de teres uma carga genética desfavorável, pões 2 ou 3 colheres de açúcar em cada café, saboreias todas as peles do frango assado e deleitas-te com torresmos de porco, estás convertendo as tuas artérias em tubulações entupidas. Não haverá boa circulação, não haverá boa oxigenação o que equivalerá à morte celular ou, dito de outro modo, envelhecimento acelerado e prematuro.

VI - VIVA O TRAGO
Junto com a dieta está a bebida.
Abandona todas as bebidas gasosas. Estas podem ser tomadas pelos jovens, nós não. Todos esses líquidos têm carbonato de sódio, açúcar e cafeina. Na nossa idade estas substâncias prejudicam o  pâncreas e o fígado até desgasta-los.
É melhor tomar agua, chá ou limonada.
Por outro lado há bastante evidência clínica que demonstra que o consumo moderado de álcool depois dos 50 anos melhora a qualidade de vida, pois tem três efeitos definidos: vasodilatador coronário, diminui o colesterol e é um sedante moderado. Em consequência, e de forma prática, à hora do almoço ou à noite quando chegas a tua casa e não precisas de conduzir, toma um gole; também recomendados são o whisky, o vinho tinto e a aguardente pura.
Em lugar de se tomar nitroglicerina para dilatar as artérias, ou estatinas para baixar o colesterol, ou um valium para acalmar, consegues tudo isso com um bom trago. E se o fizeres com pessoas de que gostas,, o efeito duplica. Porém, uma advertencia: consumo moderado equivale a um ou, no máximo, dois copos, porque se exagerares todos os dias, o efeito é exactamente o contrário e matar-te-ás mais rapidamente do que pensas.

VII -  NÃO SEJAS RADICAL
Todas estas regras são boas, porém sem exageros e sem dogmas.
Se fizeres um churrasco com a tua família ou os teus amigos, não venha com  “não como chouriço porque é muito gorduroso” ou “o meu médico disse-me para não tomar mais que dois copos”.
Nada substitui a alegria e o prazer de compartilhar momentos agradáveis com os que nos querem bem; não há gordura nem bebida que não se possa metabolizar numa boa tarde de relaxamento. Os mecanismos de compensação de nosso corpo são ainda pouco conhecidos, porém se desfrutares verdadeiramente o “pecado mortal” dietético ele se transformará em “pecado venial”.

VIII - NADA FICARÁ IMPUNE
Tudo o que comas e bebas deixará vestígios e o teu corpo mostrá-lo-á na velhice.
As noitadas de diversão, os excessos de todo o tipo farão a vida do velho muito sofrida. E não somente a dele mas também a da sua familia.

IX - PERDAS
A principal desgraça para um idoso é a solidão.
O habitual é que os casais não cheguem juntos à velhice; sempre alguém vai primeiro, desequilibrando todo o status quo que sustentava o casal. O viúvo passa a ser uma carga para a família
Trata de não perder, enquanto fores lúcido, o controle da tua vida. Isso significa, por exemplo: eu decido quando e com quem saio, como me visto, a quem telefono ou encontro, a que horas vou dormir, como me distraio, o que leio, o que compro, onde vou morar, etc. Porque, quando já não possas fazer tudo isso, ter-te-ás  transformado num peso para a vida dos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário